top of page

Dica de filme: In The Fade

  • Foto do escritor: Enzo Pellegrino
    Enzo Pellegrino
  • há 8 horas
  • 2 min de leitura

De atuações de advogados à lei de Talião. Confira a análise!



Ano de lançamento: 2017

Globo de ouro: melhor filme estrangeiro.


Sinopse: A história gira em torno de uma família residente na Alemanha. Uma vez livre após cumprir pena por tráfico de drogas, o turco Nuri Sekerci (Numan Acar) é a imagem da ressocialização ao levar uma vida tranquila ao lado da esposa Katja Sekerci (Diane Kruger) e do filho Rocco, ainda uma criança. Tudo muda, no entanto, quando Nuri e Rocco tornam-se vítimas fatais de um atentado a bomba que ocorre em frente ao escritório onde ele trabalhava. Diante da perda de sua família, Katja participa das investigações e não mede esforços para punir os responsáveis, seja por meio da justiça ou buscando fazê-la com as próprias mãos.

Embora seja um filme controverso, “In the fade” traz à tona a questão do extremismo nazista na Alemanha, em particular com os atentados praticados pelo grupo NSU, em 2011, mas com uma particularidade: tem uma alemã como vítima.

A abordagem nos leva a enfrentar questões pessoais (como reagiríamos?) e sociopolíticas (o que leva alguém a um ato tão extremo? Em nome de quem/quê?), mas desagua numa questão muito latente em nossa sociedade: a validação ou não da Lei de Talião.


Com uma atuação impecável, a qual lhe rendeu o prêmio de melhor atriz no Festival de Cannes de 2017, Diane Kruger nos apresenta o sistema jurídico/judiciário alemão, mostrando desde a fase inquisitiva de um processo até o seu julgamento final (citando, inclusive, a parte recursal).


Também podemos perceber diversas semelhanças com o nosso ordenamento jurídico: o enquadramento do usuário de drogas (art. 28 da Lei 11.343/06), os princípios da presunção de inocência e do in dubio pro reo, a inquirição de testemunhas, a realização de perícia técnica forense, testes toxicológicos, capacidade do testemunho, contradita de testemunhas, entre outros. Não se perde a oportunidade de presenciar, também, a atuação dos advogados, da acusação e dos julgadores conforme as leis e procedimentos alemães, bem como a dificuldade, para as vítimas, de se contentarem com a aplicação da lei quando ela soa injusta ou insuficiente.


Comentários


Logotipo Escritório
  • Whatsapp
  • Instagram

(14) 3372-7518
RUA QUINTINO BOCAIÚVA, 805, CJ 3
CENTRO - SANTA CRUZ DO RIO PARDO  SP
18900-039

Pellegrino Advogados. Todos os direitos reservados. Design by VSHHH

bottom of page