Dica de filme: Marshall
- Enzo Pellegrino

- há 11 horas
- 2 min de leitura

Filme: Marshall
Ano: 2017
Quando se fala na luta pelos direitos civis dos negros nos EUA, logo pensamos em figuras históricas como Martin Luther King Jr., Rosa Parks, Angela Davis e Malcom X. Há, no entanto, incontáveis outras pessoas que foram importantíssimas nessa batalha e que, ao menos no mundo cinematográfico, ainda não receberam as merecidas homenagens.
Para corrigir essa omissão em relação a um desses nomes, foi lançado, em 2017, o filme que conta a história de Thurgood Marshall, advogado ativista da NAACP (National Association for the Advancement of Colored People) que viria a se tornar, em 1967, após anos de luta por igualdade e justiça a negros acusados injustamente, o primeiro negro ministro da Suprema Corte dos Estados Unidos da América — cargo máximo do Poder Judiciário no país.
O filme tem como tema central um dos casos enfrentados por Marshall, quando se desloca à cidade de Bridgeport para defender Joseph Spell, homem negro acusado de estupro e tentativa de assassinato contra sua patroa, uma mulher branca e rica chamada Eleanor Strubing.
Trata-se de um filme de tribunal (gostamos!), mas o caso discutido apenas representa a determinação inabalável de Marshall na luta pela igualdade do povo negro, especialmente a jurídica. Seu brilhantismo levou incríveis 32 casos à Suprema Corte, dos quais venceu 29, invariavelmente causas alicerçadas na desigualdade racial.
Marshall ainda foi responsável por diversas outras conquistas, como o impedimento da criação de “primárias brancas” nas eleições, o reconhecimento da ilegalidade de cláusulas segregacionistas em contratos de imóveis e a proibição da segregação racial nas escolas públicas do país (Brown vs. Board of Education).
Sua luta foi tamanha que ganhou a alcunha de Mr. Civil Rights (“Senhor Direitos Civis”), condizente com a atuação revolucionária como advogado, ativista e ministro. Ah, e quem dá vida a Thurgood Marshall no filme é o inesquecível Chadwick Boseman, que faleceu recentemente e ficou eternizado como Prince T’Challa, o Pantera Negra da franquia Marvel. Bom pra matar as saudades, né? ❤️




Comentários