Dica de filme: A Dama Dourada
- Enzo Pellegrino

- há 1 dia
- 2 min de leitura

Filme: A dama dourada
Ano: 2015
Após viver por décadas nos EUA vendendo roupas em sua pequena boutique, a austríaca Maria Altmann (Helen Mirren) decide lutar judicialmente para reaver as obras de arte que foram confiscadas de sua rica família pelos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial. Para enfrentar seu passado e a batalha judicial, conta com a ajuda de um jovem advogado, Randy Schoenberg (Ryan Reynolds), que também é descendente de austríacos (neto do grande compositor Arnold Schoenberg.
O filme conta a história real da incrível vida de Maria Altmann, membro de uma família judia muito rica e que tinha contato direto com o fino das artes nos tempos áureos de Viena, onde residiam.
A família da protagonista, assim como tantas outras, sofreu com os mandos e desmandos nazistas (sim, aqueles que alguns tontos ainda insistem em elogiar até hoje, sabe-se lá por qual motivo ou doença) contra os judeus e viu sua fortuna ser cruelmente apropriada pelos alemães, mas o bem que realmente marcou essa apropriação foi a belíssima pintura que Gustav Klimt fez da tia de Maria, Adele Bloch-Bauer. O quadro, chamado de "retrato de Adele Bloch-Bauer I” (“Woman in Gold”), é considerado a “Mona Lisa da Áustria” e foi objeto da briga judicial entre Maria, herdeira do quadro, e o governo austríaco.
Baita filminho BÃO pra quem curte uma treta jurídica e um pouco de história. Os argumentos de cada uma das partes envolvem competência territorial, eficácia da lei no tempo e no espaço, validade de testamento, arbitragem, direito internacional., entre outros, tudo dentro de um contexto de reparação histórica por tantos abusos e injustiças contra o povo judeu.
Não assistiu ainda? Corre lá! Dá pra conhecer bastante sobre a incrível força de Dona Maria — contra tudo e contra todos, desde os nazistas até a burocracia de algumas Nações —, sobre sua família e também um bocado sobre história e arte, especialmente quanto às obras primorosas de Gustav Klimt.




Comentários