top of page

Dica de Série: Olhos que Condenam

  • Foto do escritor: Enzo Pellegrino
    Enzo Pellegrino
  • há 1 dia
  • 2 min de leitura

Justiça? Para quem?


Série: Olhos que condenam (“When they see us”)

Ano: 2019

(Tem no Netflix!)


A nova minissérie que tá rolando no Netflix, produzida por Ava DuVernay, conta a história verídica que marcou o final da década de 1980, quando cinco jovens negros foram condenados por espancar, estuprar e matar uma mulher branca que corria no Central Park, em Nova York, nos EUA.


Tentando falar sobre o caso sem dar spoiler que faça a série perder a graça, trata-se de um mergulho no caso conhecido como “The Central Park Jogger Case”, relatado de uma forma multidimensional e não apenas com base nos documentos e depoimentos da época.


Juridicamente, a minissérie mostra os impressionantes abusos cometidos por todo o sistema acusatório, o preconceito social contra negros e pobres, a influência da mídia em julgamentos que ganham clamor popular, o senso deturpado de justiça de alguns otários como Donald Trump (e a influência que esses comentários de ódio possuem, bem semelhante ao que, infelizmente, também estamos vivenciando por aqui), a politização de assuntos criminais e diversas falhas de um sistema que foi criado para falhar com pobre.


O que também se mostra interessante são os desdobramentos de condenações injustas, pois não se trata “apenas” do período em que o réu permanece preso injustamente, mas de como isso destrói suas famílias, cria traumas eternos e desnuda a fragilidade do sistema que promete a ressocialização do detento, impossível diante do estigma criado pela condenação injusta e que terá que carregar quando (se) estiver em liberdade.


Tudo tenebroso, e tudo real, tanto na época quando hoje em dia, pois está longe de morrer a prática criminosa utilizada por servidores públicos para, supostamente, “combater o crime”. Inventar provas, ocultar documentos, coagir o réu e instruir testemunhas são práticas que acontecem todos os dias, em maior ou menor escada, mas que nem sempre vêm à tona. A maioria das injustiças não são revertidas ou reveladas, e provavelmente mais uma esteja acontecendo nesse momento, no fórum mais perto de você.


Comentários


Logotipo Escritório
  • Whatsapp
  • Instagram

(14) 3372-7518
RUA QUINTINO BOCAIÚVA, 805, CJ 3
CENTRO - SANTA CRUZ DO RIO PARDO  SP
18900-039

Pellegrino Advogados. Todos os direitos reservados. Design by VSHHH

bottom of page